Ser-Tão: “onde o pensamento da gente se forma mais forte que o poder do lugar”

"(...)existe um grupo fora do eixo Rio-São Paulo que está preocupado em produzir um conhecimento engajado que possa ser útil para formulação de políticas públicas para populações minoritárias, especialmente mulheres e LGBT, assim como repassar este conhecimento para a sociedade civil na forma de extensão universitária de qualidade e comprometida com a mudança social"

O Ser-Tão é um núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Criado no final de 2006, o Núcleo tem como missão a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à promoção da equidade de gênero e à garantia dos direitos sexuais. É composto por professoras/es, estudantes e pesquisadoras/es e por representantes de entidades civis interessados nas áreas de gênero e sexualidade. Os integrantes do Ser-tão desenvolvem pesquisas, organizam grupos de estudos e promovem cursos de extensão e seminários, reunindo pesquisadores e pessoas interessadas na temática.

No âmbito da pesquisa já foram concluídos dois projetos, que são: “Políticas Públicas para a população LGBT no Brasil: um mapeamento crítico preliminar” (os resultados da pesquisa podem ser acessados clicando aqui) e “Movimentos sociais, direitos humanos e cidadania: um estudo sobre o movimento LGBT em Goiás”. Os dois projetos foram coordenados pelo Prof. Dr. Luiz Mello. Atualmente, temos também duas pesquisas que estão em andamento, iniciadas em agosto de 2011: uma delas, coordenada pelo Prof. Dr. Camilo Braz, intitulada “Memórias, margens, mercados: um estudo sobre locais GLS em Goiânia” e outra coordenada pela Profª. Dra. Eliane Gonçalves, intitulada “Estratégias de transmissão intergeracional no feminismo brasileiro”. Em agosto, uma nova pesquisa será iniciada, também coordenada pelo Prof. Camilo Braz, intitulada “Políticas Culturais LGBT: interpretações antropológicas de uma cultura adjetivada”.

No que se refere às atividades de extensão e cultura, O Ser-Tão possui uma atuação bastante profícua. Para citar só as que tiveram maior visibilidade: o “Curso de Combate à Homofobia”, o “Curso de Direitos Humanos” e o “Curso de Educação e Cidadania”, todos estes em 2008. Além destes cursos, duas mostras cinematográficas foram realizadas no CineUFG: “Na Tela e Fora Dela: homofobia não é ficção” (2009) e “Sexo e Poder” (2011), esta segunda coordenada pela Profª. Dra. Maria Luiza Rodrigues, também integrante do Núcleo. O Ser-Tão também foi organizador de três grandes seminários nacionais denominados “Das Margens Aos Centros”. O primeiro, realizado em 2008, tinha como tema central “sexualidades, gêneros e direitos humanos”; o segundo, em 2009, versava sobre “sexualidades e religiosidades”; e o terceiro, realizado em 2011, teve como lema “Educação Sexual pra prevenir, contraceptivo para não engravidar e aborto legal e seguro para não morrer”.

Os integrantes do Ser-tão desenvolvem pesquisas, organizam grupos de estudos e promovem cursos de extensão e seminários, reunindo pesquisadores e pessoas interessadas na temática

Para além desses projetos de extensão mais amplos, foram organizadas pelo Ser-Tão várias palestras, mesas-redondas, entre outras atividades de curta duração. Para se ter uma ideia, só este mês (março de 2012) vários eventos aconteceram. O Ser-Tão participou da organização da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFG, convidando o Prof. Dr. Júlio Assis Simões (USP), que falou sobre “Sexualidade e marcadores de diferença: questões de teoria e pesquisa”. Também em parceria com o PPGAS/UFG, o Ser-Tão organizou a palestra “Dilma presidente: embates de gênero, sexualidade e religião”, com a Profª Dra. Miriam Grossi (UFSC). Ainda em março, o Ser-Tão, em parceria com outros núcleos de estudos e pesquisas da UFG, realizou uma mesa redonda intitulada “Transexualidade: Desafios Médicos e Sociais”, com a participação da Profª Dra. Berenice Bento (UFRN) e Profª Dra. Mariluza Terra (coordenadora do Projeto Transexualismo do HC/FM). Por fim, o Ser-Tão participou do Lançamento do catálogo on-line do acervo documental do Grupo LGBT Ipê Rosa, de Goiânia, em parceria com o Cidarq (Centro de Informação, Documentação e Arquivo da UFG) e com a própria ONG.

Atualmente, os grandes projetos de extensão de longa duração que o Ser-Tão coordena são (1) o “Arte e Diferença”, que consiste em discussões e debates sobre manifestações artísticas e suas relações com questões de gênero e sexualidade, acompanhados de discussão de textos cujos temas possam problematizar e aprofundar a relação entre arte e marcadores sociais da diferença, e (2) o “Prazeres Entre Ser-Tões”, que são palestras e discussões, abertas ao público, em torno das temáticas de gênero e sexualidade. Estes dois projetos acontecem bimensalmente, toda primeira terça-feira do mês, e são realizados de forma intercalada, a fim de que em cada mês ocorra um projeto diferente.

Infelizmente, é impossível abarcar todas as atividades de um núcleo de pesquisa em apenas um post. De qualquer forma, tentei aqui mostrar que existe um grupo fora do eixo Rio-São Paulo que está preocupado em produzir um conhecimento engajado que possa ser útil para formulação de políticas públicas para populações minoritárias, especialmente mulheres e LGBT, assim como repassar este conhecimento para a sociedade civil na forma de extensão universitária de qualidade e comprometida com a mudança social. Para mais informações, convido a tod@s a acessar a página do Ser-Tão para conhecer melhor nossos projetos e atividades. Há uma opção de “Fale Conosco” no menu superior da página para aqueles que quiserem entrar em contato com a equipe do Ser-Tão.

1 comentário
  1. Muito bacana!

    Gostaria eu de poder participar dos eventos do Ser-tão, mas estou preso ao eixo Rio-SP, rs. E você pode ter certeza, Matheus, que o Ser-tão é mais ativo que muitos grupos daqui. Aliás, bem mais ativo.

    Boa sorte com o núcleo e espero que ele continue bastante producente!

    Abraços!

Ensaie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: