Laerte na Bio!

Com o intuito de lançar o coletivo estudantil Disparada, formado por estudantes de diferentes cursos da USP e com objetivo de retomar o caráter formativo e propositivo do movimento estudantil, organizamos uma roda de conversa sobre gênero e sexualidade contando com a ilustre presença do cartunista Laerte Coutinho.

O evento aconteceu no Instituto de Biociências (IB) da USP, a faculdade que oferece o curso de Ciências Biológicas. A escolha não foi à toa. O curso da Biologia parece ser um dos mais imunes ao debate das construções sociais do masculino e do feminino, havendo aquela tradicional tendência de recair na naturalização e patologização quando se fala de sexo, gênero ou desejo sexual.

Roda de conversa com Laerte Coutinho, para discutir gênero e sexualidade: auditório lotado, com gente sentada nas escadas.

Podemos dizer que o evento foi um sucesso: o Laerte se sentiu bastante à vontade, respondendo com muita criatividade e humor as perguntas de uma plateia que lotou o maior anfiteatro do Instituto. Os participantes questionavam aspectos relativos à homofobia, à transexualidade, à cobertura da mídia, ao ofício de humorista e também sobre a vida pessoal da plateia.

Laerte enfatizou a importância da Parada do Orgulho LGBT e dos programas educacionais; reforçou que a luta dos LGBT se dá também pela reivindicação de direitos básicos, dentre os quais a Argentina estaria muito à nossa frente. Segundo ele, ainda estamos “discutindo com pastores de direita por questões básicas”.

Além disso, Laerte deixou claro que não acredita em um humor politicamente correto e que o humor é necessariamente transgressor. O que não significa que o humorista não deva refletir sobre o impacto da sua piada, quem vai rir dela etc. Mas, exigir um controle é, do ponto de vista do cartunista, inviável. Da mesma forma, um humor militante tira o rebolado de seus personagens.

Além de ter chamado atenção para a necessidade de mudanças sociais, no caso, no tocante à sexualidade e gênero, Laerte afirmou acreditar em um mundo melhor e que é guiado por uma esperença socialista. Para ele, o socialismo não morreu, senão o modelo soviético (passível de inúmeras críticas). Ser socialista, para ele, faz parte de sua pessoa.

Cartaz de divulgação do evento “Laerte na Bio!”

Para aqueles que não conhecem a figura do Laerte, convidamos-os a procurar pelas suas entrevistas no YouTube. Laerte tem uma didática impressionante para dialogar sobre esses temas: o faz sem ser acadêmico, nem muito militante. Vai na dose adequada entre o irreverente e o crítico, entre a informalidade e o conteúdo.

Do mais, agradecemos ao Laerte por ter nos dado a honra dessa roda de conversa. Para mim, foi um prazer passar duas horas ao seu lado na mesa, e no final ainda ter um livro autografado com um desenho dos Piratas do Tietê. De quebra, Laerte se dispôs a desenhar na lagartixa gigante que decora o Centro Acadêmico da Biologia, somando-se ao antigo desenho feito por Fernando Gonsález, autor do Níquel Náusea.

E continuemos na estrada, que a caminhada continua…

2 comentários
  1. Laís Costa disse:

    Que bacana, Adriano! Muito bom esse tipo de discussão e ainda mais com o Laerte, hein? Recomendei o blog aos colegas do mestrado. Não sei se eles vão comentar mas devem passar por aqui.
    Um abraço,
    Laís

    • Oi Laís,

      Sim, é uma delícia e o Laerte é uma pessoa maravilhosa!

      Se quiser saber mais do evento, acesse a página do Disparada, indicada no início do texto, que você poderá ver as fotos e até ouvir o áudio do evento, com relativa boa qualidade.

      Obrigado pela recomendação do blog. Espero te ver mais vezes por aqui.

      Aliás, você é mestranda também? De onde?

      Abraços!

Ensaie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: