Gênero, sexualidade e Políticas Públicas: apontamentos iniciais

Aqui no blog prezamos muito pela articulação de conceitos – especialmente o de gênero – com outras categorias de análise, procurando sempre tentar entender a realidade social combinando (e muitas vezes mesclando) teoria e prática, e conceitos com elementos mais ou menos tangíveis. É nesse sentido que pretendo, a partir desse post, tentar caminhar um pouco pelo campo da política, especialmente no das políticas públicas, ainda muito pouco explorado no Ensaios de Gênero.

Para tanto, vou iniciar a série “Gênero, Sexualidade e Políticas Públicas”, por meio da qual vou analisar alguns textos governamentais que têm como preocupações centrais as temáticas de gênero e/ou sexualidade. A princípio, tratarei dos Planos Nacionais de Políticas Para as Mulheres (Brasil, 2005; 2008) e do I Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (Brasil, 2009). É provável que, durante os textos, eu mencione também os textos-base das Conferências Nacionais por meio das quais os Planos Nacionais foram elaborados.

O objetivo da série é analisar estes documentos e problematizar, a partir de literaturas específicas sobre políticas públicas e/ou gênero/sexualidade – o texto de Marta Farah (2004) sobre gênero e políticas públicas será de grande valia –, as preocupações centrais do Governo Federal sobre estas populações específicas, bem como levantar questões sobre a efetividade das políticas elencadas nos Planos.

Muito provavelmente não haverá espaço, em um único post, para discutir todos os aspectos de cada plano. Por esse motivo, subdividirei tematicamente cada documento, a fim de tornar os textos mais claros, limpos e didáticos – e, por outro lado, menos cansativos e extensos. Começarei falando, no próximo post, sobre como é o processo de construção dos Planos Nacionais, para depois entrar de fato na análise de cada um deles. Sugestões de análise e de metodologia serão sempre bem-vindas durante este percurso, assim como comentários e dúvidas sobre a temática.

1 comentário
  1. Adoro essa pegada de políticas públicas.
    #ansiosa

    Espero aprender bastante com a sua série!

    Abraços!

Ensaie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: