Dois anos de blog!

Neste dia 09 de outubro de 2013, o blog Ensaios de Gênero completa dois anos de vida! Nesses dois anos, nós autores contamos com três participações especiais (e queremos expandir!) para publicar mais de 230 textos, divididos entre 23 categorias.

Passamos por tantos tópicos… Fomos de discussões clássicas dos estudos feministas, como o conceito de patriarcado e o embate igualdade-diferença, até as complexas quinadas do pós-estruturalismo e teoria queer, passando pelos estudos de masculinidades, sexualidade, interseccionalidade, transgeneridade, e variados aspectos da militância feminista, negra e LGBT. Falamos de questões raciais, de desenhos animados, de desigualdades na educação, de tigres asiáticos, de corpos abjetos, de farmacopornografia, das políticas públicas etc.

Falamos de Saffioti, hooks, Scott, Butler, Connell, Fausto-Sterling, Preciado, Rubin, Beauvoir, Bourdieu, Castells, Zizek, Deleuze, Ferraro, Foucault, Rosemberg, Harvey, Carvalho, Sarmento, Qvortrup, Junqueira, Vianna, Wittig, Safatle, Patto, Mészáros, Martucelli, Dubet, Louro, Lévi-Strauss, Laqueur, Hountondji, Bulbeck, Haraway, Nicholson, Freire, Guimarães, Corsaro, Ali… entre muitas outras e outros para discutir não só gênero e feminismos, como também outros pertinentes assuntos políticos e educacionais.

Esse blog é, sim, mais acadêmico. Afinal, é o intuito de nossa página trazer debates gestados no âmbito da produção de conhecimento científico. Não fazemos isso, contudo, para menosprezar a militância. Somos assumidamente feministas justamente por sermos tributários do feminismo e dos ricos aportes teóricos e metodológicos, além de provocações políticas, que tal movimento nos concedeu. Lemos autoras mulheres, somos orientados por mulheres, somos amigos de mulheres, aprendemos com mulheres. Mas somos homens. E estamos sempre do lado do feminismo, seja para discutir gênero na universidade, seja para sair às ruas.

Por fim, falo em nome dos dois colegas com quem tenho o prazer de assinar esse blog, Lucas Passos e Matheus França, gostaríamos de expressar nossa satisfação em saber que o Ensaios de Gênero tem tido alguma circulação. Não há sensação melhor que vem um texto nosso sendo compartilhado e recomendado. Da mesma forma, o debate na seção de comentários proporciona fortuitos momentos de troca.

Esperamos continuar ensaiando gênero, contando cada vez mais com um público tão interessante (e interessado!) como o nosso e com participações especiais para enriquecer nossa página com visões, perspectivas e vivências distintas.

E que venha o próximo ano!

3 comentários
  1. Ivo Ccco disse:

    Adriano, bom dia. Parabns pela efemride, pois no fcil manter em alto nvel as discusses sobre temas to diferentes e ao mesmo tempo to iguais. Penso que a maior dificuldade escolher os assuntos a abordar,numa sociedade pautada por interesses e caminhos diversos. E o ponto maior a destacar justamente a oportunidade de despertara troca de opinies e proporcionar vises diversificadas. Obrigado e um grande abrao.

    ________________________________

  2. Lourdes Del Giuduce Borges disse:

    Parabéns Adriano, Lucas e Matheus!!!!! me tem sido muito últil este blog e tenho recomendado.

  3. Isabela Saraiva de Queiroz disse:

    Parabéns Adriano! Que venha um novo ano!

Ensaie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: