10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, promovida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, foi instituído em 2005 no âmbito do Programa Mulher e Ciência e tem se consolidado como um importante espaço para divulgar trabalhos que procuram avançar na discussão e promoção da igualdade de gênero no Brasil.

Seu objetivo inicial era tanto estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, do feminismo e das mulheres no País, como também estimular a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas. Hoje, o Prêmio cresceu e se diversificou.

Após ter sofrido algumas modificações, o Prêmio conta atualmente com cinco categorias para inscrição e competição: (1) Estudante do Ensino Médio (em etapas estaduais e nacionais); (2) Escola Promotora da Igualdade de Gênero; (3) Estudante de Graduação; (4) Graduada(o), Especialista e Estudante de Mestrado; (5) Mestra(e) e Estudante de Doutorado. Nessa última edição, de 2015, o Prêmio recebeu 2.527 inscrições distribuídas diferentemente por essas categorias.

Para aquela que nos interessa em particular, “Graduada(o), Especialista e Estudante de Mestrado”, o edital recebeu 404 inscritos/as, dos quais apenas dois receberiam a premiação. É aí que queremos chegar:

É com bastante alegria que anuncio que fui um dos ganhadores nessa categoria!

Clique aqui para encontrar a lista de vencedores.

O Prêmio foi dado a partir de um artigo que redigi como um produto da minha pesquisa de mestrado. Trata-se de uma amostra dos resultados e reflexões empreendidos ao longo dos últimos anos. Mas, para além do mestrado, é importante notar que a premiação, mesmo que não intencionalmente, reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido no blog Ensaios de Gênero, haja vista que esse espaço sempre se colocou, para mim, como um importante interlocutor entre interessados/as em gênero, assim como uma oportunidade de amadurecimento e troca.

Em breve, assim que a cerimônia de premiação acontecer, divulgarei no blog mais informações sobre o artigo premiado. Por ora, agradeço imensamente à minha orientadora Marília Carvalho pelo apoio decisivo durante toda a pós-graduação, aos colegas e amigos da área de gênero e afins, aos familiares pelo carinho, e também às leitoras e leitores deste blog por tornarem essa página o que ela é: um espaço para ensaiar política, feminismo e coisas do gênero.

Muito obrigado e até mais!

Prêmio

13 comentários
  1. ivo cocco disse:

    Adriano, a sua premiação, na verdade, é o reconhecimento do seu trabalho num assunto ao mesmo tempo árido e profícuo.
    Árido, enquanto envolve várias dificuldades para delinear a questão de gênero numa sociedade não muito interessada em desvendar os problemas sociais do dia-a-dia.
    Profícuo, porque nesse emaranhado de preconceitos e tabus, há muito a ser desnudado para promover o debate, a partir do que sua publicização possibilita um envolvimento maior, principalmente nos grupos mais sujeitos à discriminação.
    Parabéns, e obrigado pela chance de ter podido participar do processo e, pelo menos, vibrar com você.

    • Muito obrigado, Ivo, pela mensagem e apoio. É claro que você também é parte desse processo, com seus ricos comentários no blog, os quais contribuem para elevar e provocar o debate. Um abraço!

  2. Claudia Bonan disse:

    Parabéns Adriano, admiro muito o seu trabalho! Utilizo bastante material do Blogger para dar aulas. Um abraço !

  3. celso disse:

    Parabéns, fico feliz em saber que seu Trabalho é reconhecido, e que assunto de nosso interesse cresce em nosso país! Desejo sorte, e continue nessa jornada que além de estudar possibilita que muitos pensem e discutam os diferentes gêneros! Abração

    • Obrigado, Celso. Também espero que o assunto continue crescendo apesar das resistências e reações. Bom é sempre contar com parcerias e interlocuções. Volte sempre. Um abraço!

  4. Luciana Farias de Araújo Andrade disse:

    Parabéns! Adriano esse premio recebido por você torna-se uma motivação para nós que somos pesquisadoras da área de gênero. Final de junho defendi minha dissertação de mestrado sobre gênero com a interface em educação e trabalho, ao tempo que no câmara municipal de minha cidade vereadores e vereadoras empreenderam uma luta para retirar do plano municipal de educação as propostas debatidas e aprovadas em conferência sobre questões relativas a implementação da temática de gênero no contexto escolar, alegando que se isso fosse tratado na e pela escola seria uma forma de influenciar crianças e adolescentes na questão da sexualidade. De certo que tais vereadores obtiveram êxito e retiraram do plano tais questões. Portanto acredito que nós temos muitos desafios começando por tornar o gênero como categoria de estudo mais conhecida fora dos espaços acadêmicos.

    • Sem dúvida, Luciana, os desafios são imensos! Essa derrocada de gênero é um retrocesso imenso. Ao mesmo tempo, sabemos que estamos muito mais munidos para enfrentar essa reação, na medida em que importantes conceitos como gênero se difundem mais entre as pessoas. Vamos em frente!

  5. Giselle Hissa Safar disse:

    Parabéns Adriano. Tenho acompanhado seu blog e acho magnifico seu trabalho. Estou ansiosa para conhecer o artigo.

    • Muito obrigado pelo carinho, Gisele. Divulgarei as novas produções aqui. Vamos nos falando.

  6. Adriano, também recebi esse mesmo prêmio na 9ª edição. Como o prêmio também oferecia uma bolsa para o doutorado, ingressei no doutorado latino-americano, da UFMG e até o presente momento não obtive a bolsa. Tenho travado uma luta com o CNPq para implementação da mesma e confesso, meu caro, “tá osso!”

    Parabenizo pelo prêmio. Esse reconhecimento é importante para nós que, na academia e fora dela, debatemos o assunto!

    Abraços!

    • Caro Joaquim, parabéns também!
      Muito legal ter essa oportunidade de conhecer outros agraciados. A cerimônia, no meu caso, será na semana que vem.
      Agora, que ruim saber que ainda não recebeu a sua bolsa, hein? É a “crise”, rs.
      Um abraço!

  7. Carmen da Paixão Suarez disse:

    Parabéns, pelo belo trabalho!

Ensaie um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: